PenseLivre On Line

Como dizia apropriadamente Samuel Wainer: A PENA É LIVRE, MAS O PAPEL TEM DONO.
Os blogs permitem que, por algum momento, possamos ter a pena livre e, ao mesmo tempo, ter a propriedade do papel.
Neste blog torno públicas algumas reflexões pessoais, textos e publicações pinçadas da web e que me fizeram pensar e repensar melhor a realidade.
Este blog é uma pretenção cidadã e...nada mais!

Procuro por:

domingo, 6 de abril de 2008

SOS Saúde - A doença Americana


Consegui um tempo para assistir SOS Saúde. Que delícia de documentário. Não sou crítico de cinema e me limito a abordar o tema central do filme: a "assistência" à saúde oferecida pelos chamados planos de Saúde. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio-PNAD 2003 já revelava que os usuários preferenciais dessas empresas são aqueles que não precisam de médicos. Quem está ou fica doente não interessa.
Esta é a realidade cruamente mostrada no filme de Michael Moore. Com um detalhe significativo: o documentário revela o estado da saúde pública na nação mais rica do planeta e dita como a mais democrática. Não foi à toa que Moore foi considerado por George W Bush como um traidor dos EEUU.
O documentário é chocante, divertidamente chocante.
Como médico, acho que o filme deveria ser assistidos por todos os envolvidos em atendimento à saúde da população. O documentário me fez relembrar situações semelhantes vividas por nossos pacientes.
Veja o site do filme em português e aproveite para dar o voto para o seu plano de saúde.
http://www.sossaudeofilme.com.br/site/

Nenhum comentário: